Dados ajudarão a melhorar a qualidade assistencial para reduzir o ônus da doença cardiovascular no País
Acordo assinado, dia 30 de maio, entre o American College of Cardiology (ACC) e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) integra o Brasil no maior levantamento mundial para a melhoriada qualidade de assistência em cardiologia.

O ACC é responsávelo pelo Pinnacle Registry®, um sistema de práticas que ajudam na promoção de inovações e de excelência clínica, além de identificar oportunidades de melhoria no atendimento e orientação dos pacientes. ” Devemos ter aproximadamente 10 mil levantamentos em seis meses, e a parceria está acertada por dois ou três anos, podendo ser estendida. Será o maior levantamento já realizado no país,” afirma o coordenador do Projeto Pinnacle no Brasil e na Socesp, Álvaro Avezum.

Com a entrada do Brasil, o levantamento que já atinge, além dos EUA, a China e a Índia, passa a ter em sua base de dados quase a metade da população mundial, com milhões de registros de pacientes. Inicialmente, 250 centros hospitalares brasileiros vão aplicar um questionário criado pelo programa em seus pacientes durante as consultas de rotina, identificando os fatores de risco para doenças cardiovasculares, diagnóstico, tratamento e eventos cardio-vasculares.

O objetivo do projeto é conhecer de maneira abrangente, com representação de todo país, a prática clínica em doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral. Com estas informações será possível utilizar ferramentas de melhoria de qualidade assistencial reduzindo o ônus da doença cardiovascular no Brasil, dando aos governos federal, estadual e municipal, maiores condições para implementar políticas públicas de saúde.

” Os centros serão responsáveis pelo encaminhamento das respostas para a SOCESP, que terá uma infraestrutura de informática para receber os dados e compilá-los. Com a tabulação será possível identificar, por exemplo, se em uma região as pessoas têm maior tendência à hipertensão ou ao colesterol elevado,” diz o presidente da Socesp, Carlos Costa Magalhães.

Segundo dados Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão é de que, em 2040, o Brasil seja o campeão em mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo.

O acordo foi assinado durante o XXXIV Congresso da Socesp, que aconteceu, de 30 de maio e 1º de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Fonte: Portal R7