Promovido pelas AFABBs de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, realizou-se em 05 de agosto de 2016, em Balneário Camboriú – Santa Catarina, o 8º Encontro Sulbrasileiro de AFABBs. O evento, que contou com  expressivo número de participantes, teve como principal objetivo prestar esclarecimentos e propiciar questionamentos sobre a realidade de nossas Caixas de Assistência e de Previdência – CASSI e PREVI.

Para isso, participaram do evento, como convidados palestrantes, o Sr. Humberto Almeida, Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, da CASSI e o Sr. Marcel Juviniano Barros, Diretor de Seguridade da PREVI.

Contribuindo também com as discussões, contou-se com a presença da Sra. Loreni de Senger, Conselheira Deliberativa da CASSI;  do Sr. Antonio José de Carvalho, Conselheiro Deliberativo da PREVI;  dos Srs. Ari Sarmento do Valle Barbosa e José Odilon Gama da Silva, vice-presidentes da AAFBB; do Sr. Arnaldo Fernandes de Menezes, Presidente da AFABB-DF; do Sr. Jair Antunes de Lima, Presidente da AFABB-RN; do Sr. Douglas Scortegagna, vice-presidente de comunicação da ANABB; do Sr. Ari Zanella, presidente da ANAPLABB; do Sr. Marcelo Beber da Costa, Sr. Aldo Rossi e Sra. Andréa Donato Drumond, respectivamente gerentes das unidades CASSI do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e também do Sr. Ricardo Maeda e Sra. Maria Helena Possas Feitosa, Coordenadores dos Conselhos de Usuários da CASSI/RS e SC.

Abrindo o painel relativo à CASSI, o diretor recém eleito Humberto Almeida, apresentou um relatório de números preocupantes sobre a situação da mesma, cujos balanços  vem apresentando resultados negativos desde 2011. Após esclarecidos pelo diretor aspectos pontuais aos participantes, a Sra. Loreni de Senger, que participa da complexa mesa de negociação com o Banco do Brasil,  informou que está esperançosa com a reunião agendada para o próximo dia 22 de agosto, pois se discutirá um projeto que engloba várias áreas da CASSI,  com sinalizações positivas do Banco. E que caso seja acordada uma proposta, esta será submetida à aprovação de todo o corpo social.

Em breves minutos concedidos pela coordenação da mesa, o Sr. Douglas Scortegagna, discorreu sobre o projeto social  do Instituto Viva Cidadania, da ANABB e convidou os participantes a apresentarem projetos dos quais sejam voluntários, nos moldes propostos no site da entidade.

Dentro do painel relacionado à PREVI, o diretor de seguridade Sr. Marcel Juviniano Barros, esclareceu as causas do enorme déficit decorrente da conjuntura econômica mundial que também afetou o país. Mas,se continuarem as atuais previsões dos indicativos financeiros até o final do ano, não haverá necessidade de equalização da diferença apresentada em 2015, no valor de R$ 2,8 bilhões. Disse ainda o diretor que: a) o teto de beneficio não foi implantado por recusa do Banco; b)  a remuneração dos funcionários da PREVI obedece o contrato de cessão com o Banco; c)  o saldo devedor dos empréstimos se eleva tanto em função da inflação quanto da suspensão temporária do pagamento das prestações; d) está em estudo a venda da carteira imobiliária de mutuários inadimplentes no valor de R$ 2,1 bilhões, considerando a dificuldade de administrar referidos imóveis em caso de  retomadas; e)  não é o momento apropriado para reduzir investimentos em renda variável em função do mercado; f) a governança da PREVI é considerada um modelo de gestão; g) todas as entidades estão se unindo para modificar a PLP 268/2016; h) reconhece que a comunicação interna da PREVI ainda é considerada ruim, mas providencias estão sendo tomadas para sua melhoria  e modernização.

Embora sem as soluções tão almejadas para os problemas da CASSI e PREVI, o resultado do Encontro foi positivo à medida que proporcionou a oportunidade de informações aos associados sobre a realidade de nossas Caixas de Assistência e Previdência, cujas informações podem ser multiplicadas no círculo de suas amizades, e desta forma angariar mais guerreiros para a batalha pelos nossos bens comuns: CASSI e PREVI.

 

AFABB/PR  * AFABB/RS  *  AFABB/SC * AFABBI-Itapema e AFABBJ- Joinville